Pesquisas avançam para melhorar o cultivo do guaraná no Amazonas

O cultivo do guaraná é um dos arranjos produtivos mais importantes para as populações amazônicas. E as pesquisas não cessam em torno dessa cultivar. Melhoramento genético para resistências às pragas e doenças e principalmente variedades que apontem para uma alta produtividade.

Nos arranjos produtivos amazônicos uma característica importante é a economia de subsistência identificada com as cultivas mais apropriadas para o desenvolvimento da lavoura que promove a organização dos agricultores na região. Uma das principais culturas desse arranjo á o guaraná.

O guaraná é planta típica da Amazônia e a sua história é cercada por misticismo dignos dos contos das tribos antigas que habitavam em nossa região antes do descobrimento pelos homens brancos. Um fruto que até os dias atuais é de grande importância aos produtores rurais do Estado do Amazonas.

Essa importância é evidenciada pela demanda de empresas do ramo de refrigerantes e energéticos que são os principais consumidores da maior parte da produção do Estado. Nos último trinta anos, a EMBRAPA tem investido em técnicas de melhoramento do plantio e produção do guaraná. Visando u melhor material para pequenos e grandes produtores. As pesquisas têm demonstrado que produtividade vem aumentando. Na sede da empresa que fica na rodovia AM-010 Km 29, zona rural de Manaus existe um campo experimental onde são feitas as experiências com o guaraná. Essas plantas que são modificadas e melhoradas são chamadas pelos pesquisadores de cultivares.

Com vinte anos dedicados às pesquisas com o guaraná, o pesquisador Firmino José Nascimento nos falou sobre os avanços alcançados com as cultivares. Dentre elas, pode se destacar as BRS-Maués.

“A BRS-Maués é uma planta que se adapta muito bem aos ambientes mesmo se em alta tecnologia consegue se produzir com uma boa quantidade de fruto nesta planta. Nós temos aqui a visão dos ramos totalmente carregada com o fruto desta planta.”

As cultivares de guaranazeiro são plantas melhoradas e tem como vantagens alta produtividade e a resistência genética à antracnose, principal doença que afeta o cultivo de guaraná no Amazonas e que causa perdas totais de produção.

 

Guarana

Fonte: G1

 

Facebook

Links