120 produtores são atendidos em Tonantins‏

Os técnicos do Instituto Amazônia e IDAM realizaram em Tonantins várias atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) envolvendo agricultores familiares, mulheres rurais, jovens rurais, pescadores, extrativistas, criadores e ribeirinhos em geral. Ao todo, 120 pessoas foram atendidas.

Entre as atividades realizadas foram as visitas de supervisão de crédito, palestras, Demonstrações de Métodos (DM), apoio ao projeto manejo de Lagos e cadastro de agricultores familiares.

Cinquenta e sete visitas técnicas foram realizadas nas comunidades do município, entre elas,  Santa Terezinha, São Sebastião, Nova Aliança, São Lazaro e São José do Amparo, além de localidades ao longo dos rios Tonantins e Solimões.

Durante as atividades foram executadas vistorias para liberação de parcelas provenientes do programa FMPES através da AFEAM, assistência técnica para as culturas da banana, mandioca, abacaxi, frutíferas, horticultura, grãos e criação de animais de pequeno e médio porte como suínos e galinha caipira.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tonantins, os técnicos do Instituto Amazônia e IDAM realizaram uma palestra abordando o tema “Preventivo de Câncer de Colo de Útero e de Mamas” ministrado pela Dra. Ana Paula Santana.

O público atingido foram às agricultoras da comunidade Muria, entre os assuntos abordados estavam: o que é o exame, sua importância para a saúde da mulher, como se faz, materiais utilizados, requisitos para a mulher fazer o preventivo e o autoexame das mamas.

Facebook

Links