1ª Mostra de Arte do Instituto Amazônia acontece nesta sexta-feira (16)
O espaço cultural ‘Caminhos da Arte’ abre suas portas na próxima sexta-feira (16) para a 1ª Mostra de Arte protagonizada pelos alunos dos cursos de teatro, balé, dança de salão e dança contemporânea que são ministrados na casa. Parte dos alunos pertence à comunidade local onde o Instituto Amazônia realiza um importante trabalho para a Requalificação do Espaço São Vicente.
A abertura do espaço cultural veio ao encontro desse projeto de requalificação, levando arte e cultura aos residentes que por anos estiveram esquecidos nessa área do Centro Antigo de Manaus. Hoje, por meio do Instituto Amazônia, a comunidade desfruta de ensinamentos ligados à arte, culinária, idiomas, artesanato, música, teatro, dança, e muito mais, compondo um mix de oportunidades oferecido para o desenvolvimento social e cultural desses moradores.
Desde o mês de agosto a casa funciona semanalmente com aulas teóricas e práticas nas disciplinas de teatro, dança de salão, dança contemporânea e balé. Os alunos, com faixa etária entre 3 e 55 anos, estão ensaiando e se preparando para a próxima sexta-feira (16) onde eles terão o contato direto com o público.
Para Verlene Mesquita, graduada em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a mostra é o momento onde o aluno pode experimentar a sensação de estar no palco, é a validação de todos os ensinamentos técnicos e teóricos repassados em sala de aula, além de ser o primeiro encontro do aluno com o público.
“Esse momento de se encontrar com o público fortalece a ideia artística, fortalece os alunos como pessoa na questão da performance, do agir com o público. E eles podem porque têm um talento muito particular como a graciosidade e a expressividade, percebida tanto nos alunos de teatro quanto nos de dança”, explica Verlene, uma das professoras do espaço cultural.
A mostra, intitulada ‘Retalhos’, acontece nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, no espaço Caminhos da Arte, situado da Rua Frei José dos Inocentes, nº230, Centro Antigo. Entrada gratuita.