Instituto realiza curso de boas práticas do manejo da castanha em São Paulo de Olivença
O Instituto Amazônia e IDAM, na Unidade Local de São Paulo de Olivença, tem como foco o desenvolvimento rural sustentável, por meio do fortalecimento das cadeias produtivas nas áreas de agropecuárias (produção vegetal e animal), de animais silvestres, pesca e piscicultura, destacadamente, no que diz respeito à organização dos processos produtivos de beneficiamento e a comercialização da produção oriunda de produtores rurais e agricultores familiares.
Na Unloc foram realizados 108 atendimentos com agricultores e comunitários rurais, muitos deles, agricultores, moveleiros e extratores de madeira. Os moveleiros procuram a unidade para o licenciamento ambiental e extratores para a realização do plano de manejo florestal.
Também foram feitas 41 visitas técnicas em diversas comunidades. Em Bom Jesus II a visita foi para mobilizar os comunitários a participarem do curso de boas práticas do manejo da castanha. O qual contou com participação de extratores de quatro comunidades, que possuem o potencial da castanha e em época de safra realizam a coleta dos ouriços para a comercialização das castanhas.
Neste curso participaram 18 castanheiros, com frequência total no curso. A prática foi realizada com a demarcação de área para castanheiro coletar e com abertura de trilhas, construção de jirau. Nas aulas teóricas foi mostrada a construção de um paio comunitário. “Todos os participantes demonstraram interesse em colocar em prática o aprenderam. Eles ficaram entusiasmados com todo o processo ensinado. O resultado foi muito bom!”, ressalta a técnica florestal, Danuzia Soares.