Produtores do Careiro Castanho participam do curso de Boas Práticas de Produção de Farinha de Mandioca
Durante o mês de junho foram realizadas diversas ações no município de Careiro Castanho pelo Instituto Amazônia e IDAM, tais como: visitas técnicas (análise físico química da água, boas práticas de manejo, adubação química e orgânica, arraçoamento e etc.), laudo de vistoria prévia para piscicultores (Financiamento AFEAM e BASA), cadastro ambiental rural (CAR) e licenciamento ambiental para os aquicultores, entre outros atendimentos na Unidade Local.
Para aperfeiçoar técnicas da produção da farinha, também foi realizado o curso de Boas Práticas de Produção de Farinha de Mandioca, que contou com a participação de grande número de produtores.
O Instituto tem prestado serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), tendo como público alvo, agricultores familiares, produtores rurais, piscicultores, pescadores artesanais, extrativistas e comunitários indígenas. Além de atuar em demanda diversificada na elaboração de projetos econômicos e financeiro, projetos ambientais, laudos de vistoria, comercialização de vacina contra Febre Aftosa, distribuição de insumos e implementos agrícolas.
A atividade de aquicultura é bastante expressiva no município, estimando-se em aproximadamente 300 piscicultores. O Instituto desenvolve atividades de cadastramento Ambiental Rural (CAR), cadastro da Aquicultura e Licenciamento Ambiental (IPAAM/SDS), georreferenciamento, projetos para captação de recurso (AFEAM e BASA), visitas técnica, reuniões, palestras, cursos e demonstrações de métodos (DM).
Para visualizar a real situação da piscicultura no município do Careiro, o Instituto está realizando o CENSO da Piscicultura, em parceria com a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Município.