Produtores de Urucará participam de diversas atividades promovidas pelo Instituto Amazônia
Palestras, reuniões, atendimentos, visitas técnicas. Estas foram algumas das atividades do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizadas no município de Urucará, pelo Instituto Amazônia e IDAM.
O tema da palestra foi sobre cadeia Produtiva da Madeira, com a finalidade de orientar os moveleiros e proprietários de empreendimentos florestais madeireiros quanto à importância do Licenciamento Ambiental das atividades. A palestra foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Urucará.
Também foi realizada reunião com Lideranças Comunitárias, como os agricultores familiares da Associação Profissional de Produtores Rurais da Colônia São João, Associação dos Trabalhadores Rurais da Colônia Nova Vida e Associação de Mulheres Produtoras e Cerâmica-AMPAC, nas comunidades de Castanhal e de Boa Esperança, onde foram tratados assuntos referentes aos projetos que contemplam os referidos grupos de agricultores, com benefícios dos projetos de incentivo a produção rural sustentável, através do Fundo de Promoção Social do Estado do Amazonas- FPS.
Na Unidade Local, realizou-se a ação Florestal de Atendimento aos moveleiros e empreendedores florestais, com os referidos beneficiários no Cadastro técnico Federal –CTF, reunião com representantes da Setor de Tributos de Urucará, representantes do SEBRAE, Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura de Urucará. Na ocasião, foi realizado o assessoramento por meio da engenheira florestal do DATEF, Cristina Zulma Escate Lay, sobre os aspectos técnicos referentes aos projetos de licenciamento ambiental e planos de manejo Florestal Simplificado de Pequena escala – PMFSPE.
Também foram atendidos agricultores familiares e pescadores, com destaque para orientações e emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), crédito rural, cadastro ambiental rural (CAR), renegociação de dívidas com agentes financeiros Banco da Amazônia-BASA e Agência de Fomento do Estado do Amazonas – AFEAM e orientação técnica para produção rural.