Instituto Amazônia visita maiores produtoras de fibras de Juta e Malva da região do Baixo Amazonas

Técnicos do Instituto Amazônia e IDAM estiveram na zona rural do município de Parintins, para visitar a região da Ilha do Valha-me Deus e Ilha do Chaves, com a finalidade de levar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para os pequenos produtores rurais e agricultores familiares daquela região.

Foi realizado, nas comunidades do Valha-me Deus e Ilha do Chaves, o total 24  cadastramento de Unidade de Produção Familiar (UPF) e um Diagnóstico de Comunidade Rural. Também realizaram uma reunião com 37 produtores de fibras de Juta e Malva, onde identificaram os principais problemas que afligem esses produtores como: atraso na chegada das sementes para o início do plantio e, principalmente, a falta de comprador para a produção de fibras. Sabe-se que estas duas Ilhas são as maiores produtoras de fibras de Juta e Malva da região do Baixo Amazonas, com cerca de 300 toneladas do produto/ano.

Foram tratados ainda na reunião os assuntos: alternativas para melhorar a renda familiar; diversificação de culturas; reativação da associação de produtores de fibras; e projeto de crédito rural.

Durante todo o mês de junho, os atendimentos na Unidade Local aos produtores ocorreram de forma normal e satisfatória, com preenchimento de formulário para emissão de Carteira de Produtor Rural (CPR), emissão da Declaração e Aptidão ao Pronaf (DAP) e orientações técnicas sobre Crédito Rural.

Facebook

Links