Instituto Amazônia promove curso de Planejamento da Exploração Florestal e Técnicas de Corte para extrativistas de Amaturá
O Instituto Amazonas, em parceria com o IDAM, realizou em Amaturá um Curso de Planejamento da Exploração Florestal e Técnicas de Corte, ministrado pelo Engenheiro Florestal Jacob Nunes do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (DATEF), tendo como Técnico auxiliar Jonas Cícero da Unidade Local do Instituto.
Com a participação de 14 extrativistas, o objetivo do curso foi treinar e capacitar exploradores florestais do município, aplicando as técnicas de corte e colheita florestal além da utilização de Equipamentos de Proteção Individual- EPI.
O publico assistido com o curso foram os sócios da Associação dos Produtores Florestais de Amaturá- APROFAM.
O curso foi dividido em duas etapas, teórica e prática. A primeira foi ministrada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amaturá, já a parte prática foi realizada na estrada Amaturá- Boia no sítio São Francisco propriedade do agricultor familiar e sócio da APROFAM, Luiz da Costa.
Para o extrativista e presidente da APROFAM Edmar Gonçalo Balieiro ‘’há anos extraímos madeira para comercialização e sustento de nossas famílias, porém, nunca atentamos para as normas e procedimentos adequados para exploração madeireira, esse curso vem aperfeiçoar as técnicas adquiridas ao longo do tempo’’, enfatizou.