Curso de meliponicultura incentiva produção em Japurá
O município de Japurá recebeu no último mês do Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM, diversas atividades com foco na melhoria da qualidade de vida e renda do produtor regional. Mais de 30 visitas técnicas foram realizadas, reunião com manejadores florestais, planejamento e acompanhamento da U.D. de banana e abacaxi, e curso de meliponicultura.
Na capacitação os participantes puderam conhecer sobre o manejo racional das abelhas, anatomia e divisão dos grupos, importância das abelhas nativas, estrutura da colônia, preparo de xarope, materiais e equipamentos, produção de mel, extração e industrialização do mel.
Além disso, os produtores de Japurá também tiveram a oportunidade de solicitar o cadastro para emissão do CAR (Cadastro Ambiental Rural), DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), Carteira de Produtor Rural, apoio na elaboração de projetos agrícolas, entre outros serviços realizados pela Unidade Local.
Os técnicos do Instituto prestaram diversas orientações referentes ao plantio de mandioca, banana, açaí, cupuaçu e pupunha, espaçamento adequado para cada cultura, dimensões das covas, controle de pragas e doenças, os tratos culturais de capina, poda, formação de mudas, colheita e beneficiamento da mandioca, sistemas de criação, lotação de animais por m² e pequenas instalações rurais.