Instituto Amazônia promove ações voltadas à agricultura e pesca de Tonantins
Com o intuito de fomentar o setor pesqueiro em Tonantins, o Instituto Amazônia e o IDAM realizaram, no último mês, a IV Feira do Pirarucu Manejado, que contribuiu para o abastecimento local, coibiu a comercialização do produto clandestino, fortalecendo as comunidades rurais envolvidas aumentando a renda e o bem estar social.
Outra atividade realizada no município foram as visitas a pequenos criadores de frango de corte e postura ao longo da Estrada do Canavial, onde também está sendo acompanhada a criação de espécies como Matrinxã e Curimatã.
Na Unidade Demonstrativa (UD) de Maracujá os técnicos do Instituto Amazônica orientaram os agricultores locais quanto a importância do uso de técnicas como, por exemplo, para a escolha e delimitação da área. “E em seguida preparamos um canteiro para germinação das sementes onde se formarão as mudas de maracujá logo então iniciará o plantio”, comentou o técnico florestal, Erison Alves Barbosa.
Dentro dos 25 atendimentos realizados na Unidade Local destacam-se os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), como cadastramento para emissão da Carteira do Produtor Rural e orientações sobre os benefícios das políticas públicas no âmbito Federal, Estadual e Municipal.