Instituto Amazônia fomenta a Meliponicultura em Japurá
Com o objetivo de fomentar a Meliponicultura no município de Japurá, o Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM, realizou no último mês visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para acompanhar o comportamento das primeiras colmeias transferidas para as caixas racionais.
Segundo os técnicos da Unidade Local (Unloc), Jean Carlos da Silva, foi constatado ataque de forídeo, principal predador natural das abelhas. “Para controle realizamos visitas diárias ao meliponário, retirando as larvas e dispersando todos os predadores, e semanalmente colocamos o xarope para que haja a rápida recuperação das colônias”, disse o técnico florestal.
Ao todo foram realizadas cerca de 20 visitadas no município de Japurá, em comunidades como São José do Mocó e Vila de Acanauí, onde os produtores receberam orientações técnicas e recomendações referentes ao plantio de mandioca, banana, açaí, cupuaçu e pupunha, espaçamento adequado para cada cultura, dimensões das covas, controle de pragas e doenças, tratos culturais de capina, poda, formação de mudas, colheita e beneficiamento, sistemas de criação, lotação de animais por m², pequenas instalações rurais e entre outros.