Ações realizadas pelo Instituto Amazônia beneficiam produtores de Tonantins
O Instituto Amazônia e IDAM realizaram no último mês uma série de ações em benefício ao produtor de Tonantins. Entre elas, orientações para obter financiamento através da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e, assim, fazer com que agricultores familiares e pescadores artesanais possam adquirir de máquinas, equipamentos, apetrechos de pesca e implantação de culturas. Além disso, o município recebeu oito reuniões com associações, sindicatos, secretarias municipais e moradores para apresentar e divulgar o Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal (PBSM).
A intenção é beneficiar 375 famílias em situação de insegurança alimentar ou extrema pobreza, combatendo através de um conjunto de ações e programas a insuficiência de renda, falta de acesso aos serviços públicos, ausência de oportunidades e inclusão social e produtiva.
Estarão envolvidas nas atividades as famílias das comunidades: Divino Espírito Santo, Santa Terezinha, Muría, São José do Amparo, Novo Israel, Deus e Amor, São Joaquim, Santa Rita, Nossa Senhora de Nazaré, Alegria, Santa Maria, Caité, Bom Jardim e Boa Esperança além de localidades situadas ao longo dos rios Tonantins e Solimões, Estrada do Canavial e Igarapé do Manáca.
O Instituto Amazônia também realizou o acompanhamento dos processos de licenciamento de Planos de Manejo Florestal Simplificado em Pequena Escala de integrantes da Associação dos Produtores Madeireiros, Moveleiros e Artesãos de Tonantins. As atividades como cadastro para a carteira do produtor rural e emissão da DAP também fizeram parte dos serviços prestados. Ao todo 155 produtores foram atendidos no município.