Produtos de Maués se beneficiam com os serviços de Ater

Os produtores do município de Maués receberam diversos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no último mês. Ao todo foram 68 pessoas atendidas e, alguns deles, receberam assistência técnica na área Florestal madeireira, não madeireira e extensão rural.

Os técnicos do Instituto Amazônia e Idam atenderam empreendimentos da indústria mobiliária de pequeno porte, no planejamento, elaboração, execução, supervisão, licenciamento e monitoramento da atividade, voltados para serrarias, movelarias, marcenarias, carpintarias e estaleiros bem como orientações técnicas aos proprietários; na área florestal não madeireira, as cooperativas, associações e comunidades agroextrativistas nas atividades da produção de castanha do brasil, copaíba, andiroba e cipó.

Os serviços prestados na parte madeireira são: planejamento, elaboração, execução, supervisão e monitoramento de Plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE), além de realizar Relatórios Pós-Exploratórios e Realização de Novos POEs.

Também foi realizado no município uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), abordando os assuntos: importância do CAR para a sociedade e a operacionalização do documento e como aderir ao programa. Participaram 50 representantes de entidades de classe com associações, sindicato, câmara municipal de Maués e Boa Vista do Ramos.

Além disso, os técnicos ministraram uma Demonstração de Métodos da implantação da cultura do guaraná, na comunidade São Pedro, onde eles orientaram desde a escolha da área, seleção de mudas, abertura de cova, adubação até o plantio.

Facebook

Links