Programa Brasil sem Miséria é fortalecido em Itamarati
Com o objetivo de fortalecer as famílias extremamente pobres da agricultura familiar, aumentando a sua capacidade produtiva e a entrada de seus produtos nos mercados consumidores, técnicos do IDAM/IA visitaram o município de Itamarati.
A atividade faz parte do Programa Brasil Sem Miséria (PBSM) que atende agricultores familiares, assentados da reforma agrária, acampados, extrativistas, pescadores, quilombolas, indígenas e outros povos e comunidades tradicionais.
Os técnicos do IDAM visitaram todas as comunidades rurais do Alto Juruá, em etapa do PBSM, com a finalidade de confeccionar 29 diagnósticos de UPF’s em situação de extrema pobreza e em concomitância, fazer contato e mobilização de novas famílias em fase de Busca Ativa do Plano. Neste ultimo, foi realizada a identificação de mobilização de 32 novas famílias, estando os atestes e fase final de preparo para postagem. Também ocorreu a Etapa I da Campanha de vacina contra a Febre Aftosa 2014, com atendimento a 8 criadores.
Uma parceria com universidades e a Embrapa vai introduzir tecnologias apropriadas a cada família e, com isso, aumentar a produção. Em 2011, foram lançadas três chamadas para o atendimento de 30 mil famílias, onde dez mil já estão recebendo visitas das equipes técnicas para apoiar a elaboração de um projeto produtivo.