Produtores rurais começam a diversificar a produção, no município de Caapiranga
O trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que vem sendo realizado pela Unidade Local (Unloc) do município de Caapiranga, tem conscientizado os produtores sobre a importância da diversificação de produção e a criação de pequenos animais. Hoje já é possível encontrar pequenas criações de galinha caipira, cultivo de hortaliças em casa de vegetação, cultivos de melancia, maxixe, mamão, maracujá, abacaxi, banana dentre outros, quando de início, a agricultura desenvolvida restringia-se à produção de farinha de mandioca, cará, banana, produção de fibras e o beneficiamento do açaí.
O técnico Agropecuário Herley Cesar relatou que a resistência por parte do produtor familiar, quanto à diversificação de culturas e utilização de novas tecnologias, começam a diminuir. “Hoje o número de produtores familiares que vem à Unidade Local em busca de insumos, recomendações técnicas e agendamento de visitas técnicas está aumentando gradativamente”, revelou.
Também foi realizada entrega de sementes nas comunidades Patauá, Monte Alegre, Canaã, Vila Nova, Samaúma I, Samauma II, onde foram feitas visitas nos canteiros e orientações aos pequenos produtores quanto o plantio de maneira correta, bem como sobre a importância do crédito rural.
Campanha de Vacinação contra a febre aftosa
Em Caapiranga, também foi realizada a 1° Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa. Segundo o técnico agropecuário Julio Alencar, cerca de 66 pecuaristas já foram atendidos e conscientizados quanto a obrigação da vacinação do rebanho duas vezes ao ano. “Já vacinamos, até o momento, 1.739 animais. Em relação às estruturas das propriedades, observamos que, a cada etapa da campanha, as condições para vacina se tornam melhor, devido o nosso trabalho de conscientização dos criadores na construção de currais com bretes para facilitar o manejo dos animais”, disse ele.