Produtores de Presidente Figueiredo são orientados em cursos oferecidos pelo Instituto Amazônia
Um deles, foi o curso de Retirada de Espinhas de Peixes, ministrado pela professora Maria Luisa Pereira dos Santos, do IFAM Campus Presidente Figueiredo – AM.
Outro curso realizado foi o de Prática de Enxertia de Borbulha em Placa em Cupuaçuzeiro, ministrado pela doutora e pesquisadora Aparecida Claret, da Embrapa Amazônia Ocidental. Durante o curso foi mostrado o passo-a-passo de todo o processo de formação das mudas que servirão de cavalo (porta enxerto), que receberá o cavaleiro (borbulha) da variedade resistente, bem como citou-se a importância de uma boa enxertia para que não se perca a borbulha além dos cuidados pós-enxerto que a planta deve ter.
Participaram deste evento a Secretaria de Produção do município, com seus técnicos, bem como agricultores ligados a melhorar seus pomares e implantar novos plantios da cultura, objetivando o melhoramento das plantas com enxerto de variedades resistentes, assim como adubações em época correta e tratos culturais.
“De um modo geral foi muito proveitoso pois ouvimos depoimentos de agricultores que realmente querem renovar e plantar novas plantas, para que essa cultura continue tendo seu lugar de destaque no município de Presidente Figueiredo e no Estado”, disse o técnico agropecuário, Helcio Barros Saunier.