Instituto Amazônia orienta produtores familiares de Tonantins
Com o objetivo de elaborar projeto de estruturação produtiva familiar, o Instituto Amazônia se reuniu com os agricultores familiares de Tonantins, que participam da chamada pública, parte da 3º fase do Plano Brasil sem Miséria. Os técnicos realizaram visitas técnicas nas comunidades de Novo Israel, Deus e Amor, São Joaquim, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Rita, Santa Cruz, Divino Espírito Santo, São José do Amparo São Jorge, Alegria, Caité, Bom Jardim e Boa Esperança.
O Instituto Amazônia também prestou orientações técnicas sobre tratos culturais, combate de pragas utilizando métodos artesanais e alternativos no plantio de mandioca, banana, abacaxi e recomendações técnicas em relação ao plantio da melancia, abobora, coentro, pepino e maracujá, orientação sobre rega, substratos para mudas, espaçamentos entre plantas, dimensões de covas, utilização de resíduos para produção de adubo orgânico, tamanho mínimo de captura dos peixes de nossa região, além de informações sobre aposentadoria, regularização de cartão de bolsa-família, regularização e retirada de documentos pessoais, realizando laudos de vistoria para elaboração de projetos do PRONAF.
Houve ainda distribuição de sementes nas comunidades de Deus e Amor, Novo Israel, Nossa Senhora de Nazaré, São Joaquim e Santa Rita, bem como demonstração de método de castração de suínos, na comunidade Divino Espírito Santo.
Associação dos Produtores Madeireiros, Moveleiros e Artesãos de Tonantins
O Instituto também está acompanhando a Associação dos Produtores Madeireiros, Moveleiros e Artesãos de Tonantins (APROMARTON), que foi credenciada a fabricar imobiliários escolares para SEDUC através da ADS, tais como carteiras e mesas para escritório.
“Estamos acompanhando os processos de licenciamento de Planos de Manejo Florestal Simplificado em Pequena Escala de integrantes da (APROMARTON) Associação dos Produtores Madeireiros, Moveleiros e Artesãos de Tonantins. Dois já foram liberados e um já esta em andamento para ser licenciado, e estamos nos programando junto com a Associação dos Madeireiros para realizar novos Planos de Manejo no Mês de Novembro”, revelou o técnico florestal Erison Alves.