Instituto Amazônia visita comunidades indígenas de Santa Izabel do Rio Negro e fortalece setor rural do município
Em visita às comunidades indígenas de Espírito Santo, Bicho Açu, Tabocal do Enuixi e Ilha do Chile, localizadas no município de Santa Izabel do Rio Negro, o Instituto Amazônia realizou uma série de atividades com o objetivo de fortalecer o setor rural do município.
Na comunidade indígena de Espírito Santo foram realizadas visitas de acompanhamento técnico nas Unidades Produtivas dos agricultores familiares beneficiários da Chamada Pública, onde foram realizadas duas Demonstração de Métodos sobre plantio de açaí e plantio de banana. Foram beneficiados cerca de 14 agricultores familiares.
Já na comunidade Yanomami de Bicho Açu foi realizada Demonstração de Método sobre seleção de manivas de macaxeira, plantio, poda e limpeza em banana, bem como visitas técnicas nas Unidades Produtivas dos beneficiários da Chamada Pública. Foram beneficiados 22 famílias de agricultores familiares Yanomamis nesta ação.
Na comunidade indígena de Tabocal do Enuixi foram realizadas Demonstração de Método sobre seleção de manivas, corte para plantio, espaçamento e identificação de doenças, onde foram beneficiados cerca de 16 agricultores familiares indígenas da etnia Nadeb.
Comunidade Indígena de Ilha do Chile recebe curso sobre práticas agrícolas para o cultivo de mandioca
Com o objetivo de capacitar os beneficiários com técnicas agrícolas para o cultivo da mandioca, principal fonte de alimento dos indígenas locais, o curso sobre práticas agrícolas para o cultivo de mandioca teve como ênfase os seguintes assuntos: preparo de área, escolha do local, variedades nativas, tipo de solo, tipo de corte em manivas para plantio, espaçamento, manejo do solo, rotação de cultura, tipos de doenças e como identifica-las, pragas e como identifica-las. O curso teve duração de 40 horas, com aulas teóricas e aulas práticas beneficiando um total de 18 Agricultores Familiares Indígenas das etnias Tucano, Baré e Baniwa e foi realizado na comunidade indígena de Ilha do Chile.