Instituto Amazônia fortalece a produção rural de Tonantins
Com o objetivo de realizar a atualização dos diagnósticos e acompanhamento, bem como a dar orientação técnica sobre o projeto de estruturação produtiva familiar de agricultores familiares, o Instituto Amazônia esteve no município de Tonantins onde realizou atividades da Chamada Pública, parte da 7º e 8° fase do Plano Brasil Sem Miséria. Foram realizadas 32 visitas técnicas para o PBSM nas comunidades de Novo Israel, Deus e Amor, São Joaquim, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Rita.
Durante as visitas foram prestadas orientações técnicas sobre tratos culturais, combate de pragas utilizando de métodos artesanais e alternativos no plantio de mandioca, banana, abacaxi e recomendações técnicas em relação ao plantio do coentro, pepino, orientação sobre rega, substratos para mudas, espaçamentos entre plantas, dimensões de covas e utilização de resíduos para produção de adubo orgânico.
Os produtores também foram orientados quanto ao tamanho mínimo de captura dos peixes da região e sobre novas espécies de peixes que entram na lista do defeso. Na ocasião, foram feitos levantamentos dos agricultores familiares que tiverem perca nas suas produções devido a elevação das águas dos rios.
Na Unidade Local foram dadas orientações sobre aposentadoria, período de defeso, auxílio-maternidade, regularização de cartão do bolsa família, bem como a 1° etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa e esclarecimento sobre créditos rural como PRONAF.