Em Urucará, Instituto Amazônia orienta produtores no combate às pragas na cultura do guaraná
Durante o Encontro de Agricultores Familiares na Comunidade do Castanhal, o Instituto Amazônia orientou produtores do município com o objetivo de capacitar os mesmos e planejar novas ações de controle do Tripes (Liothrips adisi) no guaranazeiro. Na ocasião também foi apresentado o Relatório das atividades executadas no 1° Trimestre sobre os tratos culturais do guaranazeiro realizado com os agricultores familiares em forma de mutirão.
Já nas Colônias Agrícolas São João, da Comunidade Castanhal foi realizada visita de ATER e uma Demonstração de Método sobre pulverizações com inseticida alternativo para o controle do Tripes (Liothrips adisi) na inflorescência do guaranazeiro.
Nas colônias agrícolas da Comunidade Marajazinho, observou –se o desenvolvimento das plantas novas de guaranazeiro e, nas plantas adultas, os aspectos vegetativos e a formação das copas. E na Comunidade do Buçusal – Lago do Carará Açu, foi feita uma reunião com agricultores familiares membros de uma Associação de Produtores, onde se falou sobre o Projeto da Fábrica de Farinha Semi-mecanizada.