Instituto Amazônia realiza visita técnica ao município de Barcelos
A proposta técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER no território da cidadania indígena tem como objetivo atender 300 famílias indígenas, através da prestação de serviços de ATER para a produção de alimentos, visando a segurança alimentar e nutricional das famílias, organização social, por meio de atividades individuais e grupais, através de planejamento, execução e avaliação do projeto, de acordo com os princípios do etnodesenvolvimento e as diretrizes da PNATER.
As atividades executadas no mês de Janeiro de 2016 foram apoio nas reuniões com os agricultores familiares da Estrada Barcelos Caurés, beneficiários do Projeto de Mecanização Agrícola de Mandioca do Alto Rio Negro, apresentando duas alternativas de aquisição de calcário dolomítico para serem incorporado em suas áreas mecanizadas no município de Barcelos. Também foi realizado atendimento aos agricultores da Estrada Barcelos no escritório da Unidade Local para elaboração de projetos de crédito na linha Banco do Povo para financiamento de calcário.
Foram realizadas reuniões para apresentar 02 alternativas para aquisição do calcário dolomítico para áreas mecanizadas na Estrada Barcelos Caurés. As reuniões foram realizadas na Estrada Barcelos Caurés durante os dias 21 e 22 de janeiro, em quatro localidades da estrada, na propriedade de Edivaldo Marques para os agricultores dos quilômetros 17 a 21, na propriedade de Maria Lizete para os comunitários dos quilômetros 12 a 08, na propriedade de José Alberto de Oliveira para os agricultores dos quilômetros 07 a 04 e na propriedade do Ilson para os beneficiários dos quilômetros 03 a 01 e Ramal do Ilson, com participação de 49 agricultores familiares da Estrada Barcelos Caurés. Foi abordado a importância da incorporação do calcário no solo para equilibrar a acidez do solo, pois tem caráter básico e neutraliza o alumínio existente no solo, e elevar os teores de magnésio e cálcio. Também foram apontadas quais as alternativas que os beneficiários têm para adquirirem o calcário dolomítico para suas áreas, a primeira é através do financiamento do Banco do Povo pela AFEAM e aquisição por recurso próprio com apoio logístico da Prefeitura Municipal de Barcelos. Os resultados da reunião foram que 24 agricultores irão acessar a linha de crédito Banco do Povo com financiamento de 46 toneladas de calcário dolomítico e 25 agricultores irão comprar 26 toneladas de calcário com recurso próprio. O atendimento aos agricultores familiares realizado no escritório da Unidade Local foi para elaborar os projetos de crédito rural através do Banco do Povo e alimentação da lista para análise da situação do CPF no SERASA e SPC pela AFEAM.