Ação do Instituto Amazônia é destaque na revista ‘Caras’ desta semana

comunidadesaovicente-3

Em visita à cidade, o chef francês Olivier Anquier participou, no final do mês de outubro, de uma ação do Instituto Amazônia preparada especialmente para as crianças da Comunidade São Vicente. Com um rico cenário amazônico, preparado pelo Mesa Feita, e um pirarucu de mais de dois metros de comprimento, a ação foi acompanhada pela equipe jornalística da Revista Caras e a matéria consta na edição publicada esta semana.

Durante a atividade realizada no Porto de Manaus, as crianças e o chef puderam acompanhar de perto a limpeza do peixe, que impressionou a todos pelo seu tamanho e suas peculiaridades. Para as crianças, que participam das aulas de reforço ministradas pela professora Lucimere Nunes por meio do projeto Caminhos do Frei, a iniciativa extraclasse contribuiu para explorarem uma das maiores iguarias amazônicas.

“Tivemos um retorno muito positivo das crianças. Muitas delas só conheciam o nosso pirarucu através dos supermercados, em pedaços expostos. A ideia é aproximá-los da realidade onde vivem, a partir dos itens amazônicos. Poder contar com a presença de um chef de renome foi agregador para nós e para as crianças”, conclui a arte-educadora do instituto, Mônica Bologna.

À convite do Instituto Amazônia, o cantor e compositor Zezinho Correa abrilhantou o evento com o seu carisma e com a sua ligação com França, para onde levou as canções do norte durante o auge da banda Carrapicho.

Esbanjando sorrisos, o chef Olivier Anquier foi extremamente receptivo com as crianças, com quem conversou, tirou fotos e distribuiu autógrafos, direcionando a atenção para cada uma. Sobre o pirarucu, da qual fez questão de registrar e postar em sua rede social  (instagram: @olivieranquier), Olivier falou sobre o cuidado percebido com a reprodução das espécies.

“O que mais me encanta é que os peixes são criados e reproduzidos em lagos, ou seja, existe uma preocupação com a preservação. Você tira alguns, coloca outros na natureza e sem tentar mexer tanto em seu habitat natural”, comenta.

Projeto Social

Olivier se encantou, ainda, com o trabalho social que está sendo desenvolvido pelo Instituto Amazônia com a Comunidade São Vicente. Por meio de ações de cunho pedagógico, social e cultural, o instituto está propondo a requalificação daquele espaço, oferecendo oportunidades que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores com aulas de reforço, acompanhamento social, aulas de inglês, oficinas de capacitação em diversas áreas, aulas de dança, música, teatro, a realização da Feira do Paço, entre outras atividades oferecidas na Rua Frei José dos Inocentes, no Centro Antigo.

A matéria pode ser conferida, na versão digital da Revista Caras, pelo endereço: http://caras.uol.com.br/viagem/olivier-anquier-na-amazonia-manaus-passo-a-paco-zezinho-correa-chegada-do-herdeiro#.WC9B-uYrLIW

 

Confira abaixo algumas fotos da ação:

comunidadesaovicente-1 comunidadesaovicente-2

comunidadesaovicente-4 comunidadesaovicente-5 comunidadesaovicente-6 comunidadesaovicente-7 comunidadesaovicente-8 comunidadesaovicente-9 comunidadesaovicente-10 comunidadesaovicente-11 comunidadesaovicente-12 comunidadesaovicente-13 comunidadesaovicente-14 comunidadesaovicente-15 comunidadesaovicente-18 comunidadesaovicente-22 comunidadesaovicente

Facebook

Links