Ações de ATER beneficiam atividades produtivas de Alvarães‏

No último mês, cerca de 50 produtores foram atendidos em Alvarães pelo Instituto Amazônia e IDAM. E mais de 50 propriedades receberam visitas técnica da equipe da Unidade Local (Unloc), entre elas, localizadas nas comunidades rurais Santa Luzia do Catuiri, São Raimundo e Olaria para acompanhamento em áreas de plantios de mandioca, milho, abacaxi, maracujá, açaí, criação de aves e piscicultura.

Segundo a técnica agropecuária, Waldejane Moreira, os produtores receberam recomendações técnicas e, principalmente de higienização da propriedade. “Com isso foi possível proporcionar melhores expectativas com relação a produção local, focando na qualidade do produto para o consumo final”, apontou.

Também foi realizada em Alvarães uma palestra sobre Código Florestal Brasileiro (CFB)  e a Lei 9.605/98 – específica sobre crimes ambientais -, com a intenção de informar aos agricultores os meios de preservação e conservação nas Áreas de Preservação Permanentes – APP e Reserva Legal – RL. “Eles ficaram cientes da importância de evitar desmatamentos e queimadas próxima a nascente dos igarapés”, comentou a técnica agropecuária.

Através do método individual em propriedade com linhas de financiamento de credito rural – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM)- foi realizada a elaboração de laudos de vistorias, para a liberação da parcela do financiamento que irão dar continuidade das atividades.

Com o objetivo de estimular a organização e a integração de produção da aruanã manejado, os piscicultores de Alvarães receberam acompanhamento do Instituto Amazônia, IDAM, Associação do Setor Mamirauá e Associação do Sindicato da Pesca Artesanal, o que resultou na produção de 45 toneladas do produto.

ALVARÃES2

Facebook

Links