Ações do Instituto Amazônia fortalece o setor madeireiro em Fonte Boa

Mês passado, os produtores de Fonte Boa tiveram a oportunidade de contar com o atendimento e assessoramente do Instituto Amazônia e IDAM. O setor madeireiro do município pôde otimizar sua produção através dos serviços de orientação sobre financiamentos do Banco do Amazônia, Planos de Manejo Florestal com processamento de dados, documentação exigida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e licenciamento de movelarias.

Para funcionar legalmente, as movelarias e pequenas serrarias precisam da licença ambiental para que seja possível extrair as madeiras oriundas de planos de manejo, assim, conseguir mercados mais atraentes.

Quem também recebeu atendimento foi o setor pesqueiro do município, o manejo do pirarucu recebeu serviços de emissão de autorização para pesca dos corpos hídricos, incluídos para a comercialização, guia de transportes via IBAMA, além de orientação e distribuição de lacres para a origem do pescado.

Ao todo, cerca de 140 produtores foram atendidos em Fonte Boa com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e, mais de 50 propriedades receberam visitas técnicas, inclusive supervisão de crédito.

Facebook

Links