Agricultores de Barreirinha conhecem as tecnologias do cultivo do guaraná em excursão ao município de Urucará

Com objetivo de proporcionar conhecimentos aos agricultores do município de Barreirinha (distante 372 quilômetros de Manaus), sobre as tecnologias no cultivo do guaraná, o Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou uma excursão em propriedades do município de Urucará (distante 270 quilômetros de Manaus), onde a produção do guaraná é expressiva.

A ideia foi mostrar aos vinte agricultores familiares que participaram da excursão, as cultivares mais utilizadas no plantio do guaraná, na qual se destaca a espécie Luzeia. Segundo o gerente da Unidade Local do Idam em Barreirinha, Tadeu Veloso Pacheco, a espécie é altamente produtiva e sua produção é precoce, além de ser resistente ao ataque de pragas e doenças. “É importante que os agricultores conheçam as cultivares mais produtivas para que possam adotar em suas propriedades”, ressaltou.

O roteiro da excursão seguiu com visita ao viveiro de mudas e a cooperativa Agrofrut, onde os agricultores conheceram a estrutura da Unidade de beneficiamento do guaraná e todo seu processo. Na ocasião, os participantes receberam orientações técnicas quanto ao manejo adequado do plantio do guaraná, que inclui desde o plantio, capina, poda, adubação e controle de pragas e doenças.

 

Incentivo

Com aprovação do projeto de crédito rural elaborado pela equipe técnica do Idam em Barreirinha, agricultores irão investir no plantio do guaraná. A estimativa é aumentar a produção do fruto no município. Hoje o município produz 600 quilos de guaraná por hectare e a meta é aumentar para uma tonelada por hectare.

Facebook

Links