Agricultores familiares de Alvaraes são atendidos pelo Instituto Amazônia
Em Alvaraes, o Instituto Amazônia e IDAM realizaram visitas técnicas nas Unidades Demonstrativas de Aves e Roças. Foi empregado método individual e grupal com 32 visitas, em áreas de agricultores familiares das comunidades rurais, com o acompanhamento e orientações técnicas dos plantios de mandioca, macaxeira, cupuaçu, açaí, abacaxi, melancia e também acompanhamento dos agricultores na colheita de melancia e produção de aves.
“O objetivo das visitas foi levar conhecimentos técnicos para essas famílias que trabalham com atividades voltadas para o setor primário proporcionando a elas melhores expectativas de vida uma renda digna, visando ao produtor que o produto hoje divide espaço com a mandioca, que lidera o ranking na produção local”, comenta a técnica agropecuária Waldejane Moreira.
No Sítio Patauá, localizado na estrada de Alvarães/Nogueira Km 07, seis famílias de agricultores participaram da Demonstração de Método sobre a cultura do Maracujá. Na ocasião foi apresentada a técnica de produção do maracujá, abordando o preparo das sementes, a formação das mudas, o preparo do solo, o plantio, os tratos culturais, as principais pragas e doenças, a colheita e a comercialização dos frutos.
“O maracujazeiro é uma planta de origem tropical que encontra condições excelentes para o seu cultivo. A lavoura pode produzir o ano todo. Importância que trata-se de uma diversificação da agricultura, para fortalecer a fruticultura local. A ideia é buscar uma alternativa às práticas das culturas fluentes”, explica a técnica.