Agricultores de Urucurituba participam de curso de beneficiamento da farinha de mandioca‏

O Instituto Amazônia e o IDAM realizaram no mês passado, para Urucurituba, o curso de Boas Práticas do Melhoramento da Qualidade da Farinha de Mandioca. A intenção foi capacitar os 23 agricultores que lidam com o cultivo do produto nas comunidades Nossa Senhora de Fátima, Monte Orebe, São Pedro e São José.

A instrutora do IDAM, Meira Janes ensinou as técnicas utilizadas para a fabricação da farinha tipo ova, desde do modelo de peneira necessária, o tempo certo para a mandioca amadurecer, o ponto certo da massa, entre outros. Tudo para que os agricultores possam alcançar maior qualidade no seu produto e, com isso, aumentar a sua renda familiar.

Aproximadamente 60 produtores foram atendidos com serviços de orientação sobre crédito rural, emissão de DAP e carteira de produtor rural. Além disso, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) contratou 24 propostas de financiamento, elaborada pela Unidade Local, que somam R$ 98.245,16 e voltados para a aquisição de equipamentos, pecuário e agroindústria.

E através do Programa de Apoio a Agricultura Familiar, Renda e Dignidade, o Governo do Amazonas realizou a entrega de equipamentos agrícolas, geradores de energia, motores e kits de ferramentas, itens necessários para execução do trabalho dos produtores rurais de Urucurituba. Foram 551 famílias beneficiadas com a ação do Estado.

Facebook

Links