Alvarães recebe os serviços de ATER por meio do Instituto Amazônia
Mais de trinta produtores foram atendidos com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), no município de Alvarães. Entre as ações realizadas pelo Instituto Amazônia e IDAM ocorreu a Demonstração de Métodos (DM) da Banana, onde os agricultores familiares aprenderam técnicas de cultivo do fruto e para evitar ataques de pragas ou doenças,visando a qualidade do produto.
Os criadores de aves também puderam participar da construção da Unidade Demonstrativa (UD), que irá impulsionar a produção do município, gerar fonte de emprego e renda. Entre as seis UD que já estão implantadas, os técnicos da Unidade Local (Unloc) constaram que os pequenos criadores têm obtido resultados satisfatórios.
O Instituto Amazônia também fez o acompanhamento das técnicas corretas de capturação e sanidade de quelônios. “A atividade já vem sendo desenvolvida há anos, havendo grandes problemas devidos os predadores e falta de equipamentos próprios para manter os animais até certa idade de desenvolvimento, com todo cuidado para o retorno ao rio e lago da reserva da comunidade rural”, disse a técnica agropecuária, Waldejane Moreira.
Também receberam apoio agricultores de hortaliças, maracujás e, principalmente os piscicultores do município, que possuem propriedades voltadas para a criação de espécies como Tambaqui, Matrinchã e Jaraqui. Estes contaram com recomendações de biometria, alimentação, limpeza da água e outros.