Após passar por 70 países, projeto ‘Mini-Cidade’ chega a Manaus

olha ai

Planejar uma cidade ideal e repensar o papel do cidadão na sociedade global, essas são as duas premissas que movem o projeto ‘Mini-Cidade’ a percorrer 70 países em busca de crianças e adolescentes, com visões de mundo diferentes, que possam propor soluções criativas e sustentáveis para um futuro melhor.

Em Manaus a atividade prática intitulada ‘Mini-Manaus’ foi realizada no dia 30 de abril, na Casa do Frei, situada na Rua Frei José dos Inocentes, Centro Antigo, com mais de 30 participantes, entre alunos da Escola Estadual Ribeiro da Cunha e moradores da Comunidade São Vicente.

O evento reuniu participantes na faixa etária entre 8 e 15 anos que, dividido em grupos de 5 pessoas, construíram uma cidade simulada a partir de materiais recicláveis das mais diversas formas e tamanhos. Além da estrutura física, as profissões e as leis que regem essa cidade também foram discutidas e vividas.

A ação, realizada pelo Instituto Amazônia (IA), apresenta características pedagógico-sociais. “A partir dessa dinâmica em grupo é possível perceber as diferenças culturais, sociais e comportamentais, além de revelar o senso cidadão de cada indivíduo participante”, comenta o diretor-presidente do IA, Paulo Henrique de Castro.

 

Brincando a realidade

Durante a atividade, coordenada pela espanhola Paloma Yáñez, um verdadeiro brainstorm aconteceu entre os participantes e os facilitadores da ação, que foram acadêmicos de arquitetura e urbanismo da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e acadêmicos de serviço social da Universidade Paulista (Unip), entre outros profissionais parceiros do Instituto, trazendo à reflexão temas como cultura, meio-ambiente, cidadania e sustentabilidade.

 

 

Facebook

Links