Artesãos de Alvarães recebem visita dos técnicos do Instituto Amazônia

Mês passado, 56 produtores foram atendidos em Alvarães pelos técnicos do Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM. Entre os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) prestados pelos profissionais estavam as visitas técnicas, 68 no total. Uma delas foi na Casa de Artesão, onde 15 participantes da Associação das Mulheres Agricultoras da Comunidade Vila Alencar, demonstraram o trabalho realizado na venda e fabricação de artesanatos como colares, brincos, pulseira e cordões.

“No próximo trimestre, elas irão receber o curso de capacitação para que possam se aperfeiçoar na atividade e conquistarem melhoria de vida e renda”, afirmou a técnica agropecuária, Waldejane Moreira.

Além disso,  áreas de novos plantios de agricultores rurais das comunidades Laranjal, São Raimundo do Jarauá e Assunção também receberam a visita do Instituto Amazônia. O objetivo foi incentivar agricultores diversificarem e melhorarem o desempenho dos seus sistemas de plantios através de várias atividades.

“Entre elas, procedimentos dos manejos corretos dos plantios e controle de doenças e pragas das culturas existentes, tais como: Açaí, Banana, Milho, Pepino, Pimentão, Melão e Melancia”, disse a técnica agropecuária, que fez acompanhamento dos agricultores para elaboração de laudos técnicos para liberação da segunda parcela do financiamento emergencial do plantio de mandioca.

Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) e cadastramento para a emissão da carteira do produtor rural foram os outros serviços realizados no município. Ambos são essenciais na vida do produtor rural, já que facilita o acesso às políticas públicas do governo Federal,como o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e os programas de Alimentação Escolar (Pnae) e o de Aquisição de Alimentos (PAA).

Facebook

Links