‘Café Com Prosa’ leva afeto aos idosos da Comunidade São Vicente

Em iniciativa pioneira, o Instituto Amazônia, por meio do projeto Caminhos do Frei, tem distribuído afeto, ouvidos e prosa aos experientes e amáveis idosos que residem nas ruas históricas do Centro Antigo da cidade, situadas na Comunidade São Vicente.

Com a idade avançada, algumas limitações os impedem de caminhar pelas ruas livremente, conversar com os vizinhos, contemplar as mudanças físicas e sociais em constante transformações  no local, entre outras atividades facilmente praticadas no vigor da juventude.

Com sensibilidade e olhar humano, a arte-educadora do Instituto Amazônia, Mônica Bologna, propôs uma nova forma de interagir e trazê-los para perto, dialogando e trocando conhecimentos. “Mais gratificante do que discursar sobre algo é poder escutar! Escutar o coração e experiências de uma vida é de tamanha preciosidade que, na maioria das vezes, cala fundo a alma”, comenta.

A primeira casa que os colaboradores tiveram o prazer de serem recebidos, foi a casa da Dona Júlia. Aos 87 anos, Dona Júlia, por questões familiares e de saúde, não pode sair de casa. Moradora da comunidade há 55 anos, Dona Júlia era só sorrisos durante a visita.

“Foram quase 2 horas de uma conversa saudosista e alegre! Semana que vem visitaremos outra. Depois outras e assim queremos abranger todas que, de uma maneira ou de outra, não  podem vir até  nós”, explica Mônica.

Além de atenção e carinho, “Café Com Prosa” leva também guloseimas de um final de tarde. Mimos que tornam a conversa mais doce e agradável. Afinal, os idosos da comunidade merecem. Eles são a história viva do local. E quanta história!

 

Facebook

Links