‘Caminhos do Frei’ visita idosos da Comunidade São Vicente

14915489_1325430120821133_2136531140867462371_n

A maior riqueza da Rua Frei José dos Inocentes, no Centro Antigo de Manaus, são os idosos que carregam toda a história da cidade e que conseguem contar com lucidez a transformação passada pela Comunidade São Vicente ao longo dos anos. E, o mais importante, a participação de cada um nesse processo. Esses idosos são ícones da rua e referência para os jovens.

Cheios de história para contar, os idosos anseiam ouvidos. E é para distribuir afeto e atenção que o Instituto Amazônia se dispõe a entrar na casa desses experientes para um agradável ‘Café com Prosa’. Essa iniciativa faz parte do braço social do Projeto de Requalificação do Espaço São Vicente, chamado ‘Caminhos do Frei’. A conversa desta segunda-feira (31) foi com a famosa Dona Chiquinha.

Viúva há 20 anos, Francisca Nunes, mais conhecida como Dona Chiquinha, falou de quando se mudou para a Rua Frei José dos Inocentes, à convite do seu diretor quando trabalhava no arquivo público. Mãe de 10 filhos, Dona Chiquinha vai fazer 92 anos no próximo dia 12 de novembro, 60 deles passados na Rua Frei José dos Inocentes.

whatsapp-image-2016-10-31-at-19-15-17

Toda estilosa, com seu chapéu de época, Dona Chiquinha lembrou ainda dos tempos em que pulava carnaval, desde os 7 anos, e ocupou posição de destaque nos desfiles. Entre eles o do Bloco do Nacional. Ao final, Dona Chiquinha agradeceu a presença do Instituto Amazônia em sua casa e ressaltou: “É um prazer você vir todo dia aqui me dar um cheiro e um abraço”.

Dona Nazinha

whatsapp-image-201607161

Aniversariando hoje, dia 01 de novembro, Dona Nazinha foi uma das primeiras entrevistadas do ‘Café com Prosa’. Maria de Nazaré, mais conhecida na Ilha de São Vicente como Dona Nazinha, acumula vivências e ricas contribuições para a comunidade. Com um bate-papo descontraído, Dona Nazinha disse que uma palavra amiga nunca é de mais.

“Achei maravilhoso. Espero que esse café continue, porque isso é muito importante. É uma reunião, um encontro. E é muito importante essa palavra de amigo. Dona Mônica é nossa amiga aqui na comunidade”, comenta dona Nazinha, se referindo à arte-educadora do Instituto Amazônia e idealizadora do ‘Café com Prosa’, Mônica Bologna.

Dona Nazinha teve 19 filhos e comenta que carregou no colo muitas pessoas que hoje ocupam cargos importantes na cidade, mostrando o quão movimentado era o espaço São Vicente, sediando prédios de utilidade pública que hoje compõem o nosso patrimônio histórico no Centro Antigo.

“Eu acho muito bonito que passam carros aqui e essas pessoas param, me pedem a benção, me abraçam e até choram lembrando histórias de quando eram crianças. Na nossa rua, muitos já foram para Deus, mas aqui estão filhos e netos’, comenta.

 

Facebook

Links