Cultura da Castanha recebe incentivo do Instituto Amazônia

No mês passado, o município de Beruri recebeu diversas atividades realizadas pela equipe da Unidade Local, do Instituto Amazônia e IDAM, voltadas para a castanha do Brasil, entre elas, o curso de Boas Práticas de Manejo, que abordou a importância da limpeza dos castanhais, a construção de jiraus, a construção de paiol familiar para a secagem das castanhas, coleta, quebra, lavagem, transporte e armazenamento.

Segundo a engenheira florestal, Lilian de Assunção, é essencial que os extrativistas conheçam as boas práticas de manejo da castanha, com a finalidade de prevenir os riscos de contaminação pelo fungo e garantir, em níveis aceitáveis, a sua segurança e qualidade em todas as fases e etapas da cadeia produtiva.

Também foi realizada uma reunião para a prestação de contas dos custos de todo o processo da Usina de Beneficiamento de Castanha do Brasil, desde a compra da matéria-prima até a venda da produção. A quantidade de castanha in natura comprada foi de 750 hectolitros, sendo 37.220 Kg. A castanha beneficiada chegou a um estoque de 13.060 Kg, sendo 653 caixas de 20 Kg, na comercialização.

Facebook

Links