Dia Mundial do Meio Ambiente – um convite à reflexão

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente faz uma alerta sobre os problemas ambientais e como afetamos diariamente a natureza. Esta data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo, quando foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas.

Em 2013, a ONU chama a atenção para o desperdício de comida. Segundo a organização, são desperdiçadas 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente. Somente nos chamados países desenvolvidos, são 222 milhões de toneladas desperdiçadas. De acordo com o Unep, em todo o mundo, uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome e, por ano, 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem por desnutrição.

Nos países em desenvolvimento, a ONU afirma que a perda ocorre principalmente na produção e transporte. Nas nações mais ricas, o problema está no comportamento do consumidor, que joga fora muita comida.

De acordo com a ONU, devemos notar que, quando desperdiçamos alimentos, jogamos fora todos os recursos utilizados na sua produção. Por exemplo, para se fazer um litro de leite utilizamos mil litros de água. Para um quilo de hambúrguer, se vão 16 mil litros.

A produção de comida tem um grande impacto ambiental: ela ocupa 25% das terras do planeta e é responsável por 70% do consumo de água doce, 80% do desflorestamento e 30% das emissões dos gases de efeito estufa.

Em virtude disso, a ONU sugere que sejam consumidos alimentos com menor impacto ambiental, como os orgânicos – que não usam substâncias químicas em sua produção, e aqueles produzidos na própria região por não causarem grandes emissões com transporte.

O Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivos mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar as pessoas para serem agentes ativos do desenvolvimento sustentável, promover a compreensão de todos sobre a necessidade da mudança de atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais, e firmar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.

Facebook

Links