Diversos agricultores são atendidos em Manicoré

Para desenvolver ainda mais o setor primário de Manicoré, o município vem recebendo uma série de ações do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Só no último mês, cerca de 240 produtores rurais e agricultores familiares receberam assessoria e apoio dos técnicos do Instituto Amazônia e Idam para a regularização, formalização e comercialização de seus produtos agropecuários, florestais, assim como nas atividades desenvolvidas pelas associações e cooperativas.

Além de atendimentos, reuniões, elaboração de projetos de crédito rural, emissões de DAP e da Carteira do Produtor Rural, os técnicos também visitam diversas propriedades, antes mesmo do início do plantio, para fazer análise do solo e a partir do resultado passar as recomendações necessárias para a cultura a ser implantada.

“O nosso objetivo maior é levar para os agricultores familiares das comunidades mais distantes do nosso município novas formas de explorar o solo tanto da várzea quanto o de terra firme, já que o município tem muita tradição no cultivo em área de várzea é preciso mostrar também as potenciadas da terra firme”, explica o técnico agropecuário Rigoney Nascimento.

Voltada aos agricultores, ainda foi realizada uma palestra com o intuito de ressaltar sobre o controle cultural, como a rotação de culturas, eliminação de restos de cultura, eliminação de hospedeiros secundários, bem como cuidado e uso racional dos defensivos químicos salientando o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e os respeito ao período de carência e época de aplicação dos defensivos.

Manicoré tem como principal fonte de renda a produção agrícola, principalmente do cultivo da banana, melancia e da produção de farinha. O município é considerado um dos maiores produtores do Norte do Brasil. Destacam-se também a produção de mel, abacaxi, arroz, batata-doce, feijão, fumo, juta, milho, abacate, cacau, laranja, limão, tangerina, tucumã, citrus e hortaliças em geral.

Facebook

Links