Em Anori, Instituto Amazônia fortalece produção rural e orienta produtores

No mês de setembro, os agricultores familiares de comunidades rurais de várzea, do município de Anori, receberam incentivo e orientação do Instituto Amazônia. Dentre eles, os que tiveram interesses no Crédito Emergencial da AFEAM/2014, para novamente ter oportunidade de alavancar sua produção agrícola, as quais foram totalmente afetadas pela cheia do rio Solimões neste trimestre, principalmente para os cultivos de mandioca e malva.

Foram realizadas ainda 22 visitas de Ater aos produtores da Estrada Anori-Codajás e Anori-Anamã, onde foram realizadas atividades de demarcação de área para instalação de viveiro escavado para criação de tambaqui e acompanhamento na construção dos mesmos. Também foi dada assistência no desenvolvimento vegetativo, colheita e beneficiamento da mandioca e adubação química com macro e micronutrientes nos cultivos de açaí, laranja, cupuaçu e hortaliças, bem como assistência técnica no controle de pragas de doenças em frutíferas e hortaliças onde foi recomendado o uso de inseticidas naturais e químicos, contato e sistêmico, e fungicidas a base de cobre. Houve ainda o acompanhamento e registro na produção diversos cultivos agrícolas e extrativistas como farinha de mandioca, banana, melancia e açaí.

Também foi realizada reunião junto aos agricultores rurais na sede da Unidade Local focando as produções de hortaliças, cadastro de beneficiários de Ater para aquisição do cartão do produtor primário, bem como orientação sobre credito rural, pesquisa cadastral, e assistência técnica aos produtores rurais com recomendações sobre plantio, tratos culturais, calagem e adubação, controle de pragas e doenças em diversos cultivos agrícolas.

Foi dado ainda apoio à associação dos aquicultores de Anori com serviços de assistência técnica na instalação de 47 tanques escavados destinado a 47 famílias rurais do município de Anori.

Para o técnico agropecuário Sóren Ramos Farias, a Assistência Técnica e Extensão Rural tem mobilizado agricultores familiares que tenham interesse e experiência nesta atividade. “Dessa forma, estamos promovendo o desenvovimento da cadeia produtiva em diversificar novos hábitos alimentares dentro das comunidade rurais de várzea garantindo melhorias e fonte de renda familiar”, disse ele.

Facebook

Links