Em Parintins, Instituto Amazônia participa de curso de capacitação do Cadastro Ambiental Rural

Com a finalidade de promover o desenvolvimento do setor primário, em base sustentável e adequado à legislação ambiental, técnicos do Instituto Amazônia, em parceria com a EMBRAPA e IDAM, com a participação da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Produção, participaram de um curso de capacitação técnica do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ministrado pelas analistas do Ipaam.

No curso foi apresentado o novo programa SICAR, um sistema customizado para as aplicações legais do novo código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012) que beneficia os produtores da região amazônica em relação ao novo Código Florestal anterior, abrindo espaço para a desoneração, recomposição ou compensação de passivos ambientais.

Foram realizadas visitas às comunidades de Nossa Senhora de Nazaré, São João Batista do Jacu, Filadélfia, Mangueirão e Nova Canaã, com o objetivo de selecionar público do Plano Brasil sem Miséria, onde foram selecionados cerca de 55 agricultores.

Cerca de quatro visitas de ATER foram realizadas nas movelarias que são assistidas pelo IDAM, objetivando elaborar projetos para licenciamento, bem como, desbloqueio de dois pátios que estavam suspensos no sistema IBAMA. Também foram atendidos cerca de 42 produtores de malva que procuraram o escritório local para pegar semente para a safra de 2015 onde, em média, cada produtor levou 25 Kg de semente.

Facebook

Links