Instituto Amazônia apoia exposição de artes promovida pela Marinha do Brasil
Em comemoração ao Dia do Marinheiro, celebrado no mês de dezembro, e com o propósito de valorizar a expressão artística da região, a Marinha do Brasil abriu suas portas para receber o público amazonense com a exposição ‘A Marinha na Amazônia’. O Salão de Artes é composto por mais de 30 obras voltadas às temáticas da Amazônia. As obras estão expostas no Salão Nobre do Comando do 9º Distrito Naval (Com9°DN) até o dia 23 de dezembro.
A iniciativa tem como objetivo oferecer aos artistas a oportunidade de exporem suas obras, estreitando o relacionamento da Marinha do Brasil com o meio artístico-cultural da cidade. O evento conta com o apoio do Instituto Amazônia e da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), assim como de outras iniciativas entres elas a Coencil, Fazz.Art, Trevo da Amazônia, Manaus Pilot, Super Terminais e Cna Grupo Libra.
Um total de 52 artistas se inscreveram para expor seus trabalhos. O concurso, cuja a premiação aconteceu no último dia 9, foi dividido em duas categorias: Amazônia, cenas de paisagens, fauna, flora, fenômenos da natureza na região amazônica, o povo da Amazônia, o índio, o caboclo, o pescador, o ribeirinho e cenas do cotidiano da região; e Marinha na Amazônia, cenas da integração da Marinha com a região amazônica, que envolvam manobras, exercícios, meios, pessoal militar (uniformizado) em qualquer tipo de contato ou integração com o povo, a paisagem, a fauna a flora ou qualquer cenário amazônico.
A banca julgadora contou com a participação do Artista Plástico Rui Machado, da Jornalista e Escritora Leyla Leong e da Jornalista Mazé Mourão.
As obras vencedoras foram:
Na Categoria – Marinha na Amazônia:
1º Lugar
Artista: Ricolla
Obra: Contraste regional.
2º Lugar
Artista: Rodney Marques
Obra: P30.
3º Lugar
Artista: Téo Braga
Obra: Navios da Esperança.
Menção Honrosa
Artista: José Stenio
Obra: De volta ao vilarejo.
Na Categoria – Marinha:
1º Lugar
Artista: Sebastião Cândido
Obra: O ribeirinho.
2º Lugar
Artista: Ligia Barros
Obra: Menina Terena.
3º Lugar
Artista: Hamilton
Obra: Manaus Moderna.
Menção Honrosa
Artista: Olivença
Obra: Amazônia flora e fauna.
As obras valorizam a originalidade, singularidade e a variabilidade das técnicas de pinturas, além de um profundo sentimento das nossas raízes amazônicas. Para conferir todas as obras expostas, a visitação acontece de segunda a sábado, nos horários de 9h às 11h30 e de 13h30 às 16h30, no Com9ºDN localizado na Rua Bernardo Ramos, s/n, Ilha de São Vicente, no Centro de Manaus.
Para adentrar as dependências do Com9°DN não é permitido:
* Trajar bermuda, camisa regata, short, minissaia, vestido curto ou transparente, trajes de banho, chinelo ou sandália.
* Consumir alimentos líquidos ou sólidos dentro do Salão Nobre.
Fonte: Marinha do Brasil