Instituto Amazônia apoia o Bloco do Frei
O objetivo do Instituto Amazônia através de seu projeto Caminho do Frei, propõe o resgate da valoração de um fragmento do sítio histórico do centro de Manaus que vive hoje um certo estado de abandono, bem como a recuperação da autoestima dos moradores da área em questão. O Instituto Amazônia acredita que restabelecer o vínculo do morador com a casa e com a rua pode ser um mecanismo para sensibilizar a comunidade para o cuidado que se deve ter com as pessoas e, como consequência, com o espaço que habitam, uma vez que o sujeito que se apropria do meio em que vive assume para si a responsabilidade de manter e cuidar deste espaço.
Desta forma, todo o projeto de incentivo cultural acontecerá em corresponsabilidade com os moradores. O resgate do patrimônio histórico-cultural, oferecido pela rua e seu entorno imediato, será, portanto, apenas um meio para alcançar um fim, que é aproximar á comunidade, o público, a sociedade civil.
E diante da iniciativa da comunidade o Instituto Amazônia através de apoio, gerenciamento e organização iniciará como primeira atividade de projeto social e cultural o “Bloco do Frei”.
O Instituto Amazônia entende o movimento popular como Patrimônio Cultural Popular, além da importância social para co-responsabilizar, sensibilizar a comunidade para com o espaço de cunho histórico.
O “Bloco do Frei” surgiu em 2010 e foi organizado a partir de um movimento popular de moradores da Rua José Frei dos Inocentes, representadas pelo morador e artista plástico Nonato Tavares (Rua José Frei dos Inocentes, n°152), “Dona Nazinha” (Rua José Frei dos Inocentes, n°261), Maria de Nazaré Spencer, uma das moradoras mais antigas do recinto com aproximadamente 79 anos, “Seu Zé”, José Pereira Silva, jornalista e escritora, Regina Lúcia de Melo (Rua José Frei dos Inocentes, n°201) e tendo a colaboração de Lucinha Cabral, Marinho e Paulo Góes.
O Bloco do Frei, em um curto espaço de tempo produziu e veiculou um CD, em 2013, onde aborda inclusive como um dos enredos, a valorização do Patrimônio Cultural do Centro Antigo de Manaus, com autoria de Regina Melo e Cleber Cruz.
Data: 09 de fevereiro de 2016
Hora: 18h às 0h
Local: Rua Frei José dos Inocentes – Centro