Instituto Amazônia apresenta melhores alternativas para o desenvolvimento de Barreirinha
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar e acrescentar mecanismos e práticas de manejos adequadas aos sistemas de produção agrícola, o Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM, esteve no município de Barreirinha onde visitaram algumas propriedades rurais para prestar alguns serviços e orientar os produtores.
Na propriedade do senhor Pedro Barbosa foi visitada sua criação de bovino, onde foi trabalhada a cilagem, que está sendo produzida na propriedade, com orientação de técnicos do Instituto Amazônia.
Já na propriedade do senhor Afonso, que possui três hectares de guaraná, foi percorrida toda a área de plantio e foi repassado recomendações sobre a cultura como adubação, tratos culturais, podas, controle de pragas e doenças, colheita, beneficiamento e sobre o mercado.
De acordo com o técnico agropecuário, Loureflan Rodrigues da Silva, o Instituto Amazônia e o IDAM estão desenvolvendo, juntamente com os agricultores rurais, um novo modelo de assistência técnica e extensão rural por meio dos convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Chamada Pública Brasil Sem Miséria e do Pacto Federativo.
“A oportunidade foi relevante no sentido de apresentar ao agricultores as possibilidades de melhoria da qualidade dos sistemas produtivos em execução nas propriedades e apresentar melhores alternativas para o desenvolvimento desses sistemas produtivos”, disse ele.