Instituto Amazônia completa 15 anos de atuação na Região Norte

No dia 27 de setembro de 2001 foi criado o Instituto Amazônia com a missão de levantar problemáticas e soluções sobre as condições humanas, sociais, ambientais e econômicas que regem o nosso convívio em sociedade, por meio de ações e projetos que são preponderantes para o futuro das próximas gerações.

Levantando a bandeira ‘nossa meta é o homem’ o instituto propõe transformar o homem de ser ‘sustentado’ para ‘sustentável’. Regendo-se por seu Estatuto e pelas Legislações pertinentes, o Instituto  se caracteriza como pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.

Ações realizadas

anori

Entre as ações realizadas durante esses 15 anos de atuação, como a criação e gestão da Área de proteção Ambiental Tapuruquara, com área total de 3.000.000 de hectares, em Santa Isabel do Rio Negro/AM; Criação da REEN – Rede de Empregabilidade Especial do Norte, juntamente com a Prefeitura de Manaus; Criação da Agência de Desenvolvimento Econômico – Social de Maués – ADS Maués/AM; entre outras realizações, destaca-se o serviço de Assistência Técnica, Extensão Rural e Florestal prestado aos produtores rurais e familiares em todos os 62 municípios do Amazonas.

A Assessoria Técnica Social e Ambiental – ATES,  assim como os Serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Florestal – ATERF, foi executada no âmbito da produção vegetal, animal, aquícola, pesqueira, florestal madeireira e não madeireira, animais silvestres, agroecológica e das atividades rurais não agrícolas. A ação foi uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM.

Integração com a Comunidade São Vicente

12bef4b9e9d3f5579f6ba13d8053fc89

Após mudar sua sede institucional para a Rua Bernardo Ramos, no Centro Antigo, por razões de meta e missão, o instituto busca o diálogo permanente com a Comunidade São Vicente, procurando, dessa forma, causar impacto positivo numa das áreas de maior importância histórica de Manaus, disponibilizando oportunidades e levando assistência, lazer e cultura.

_dsc0311-001

Além das ações de iniciativa própria, o Instituto Amazônia apoia a comunidade nas atividades de interesse coletivo. Como, por exemplo, a realização do evento carnavalesco ‘Bloco do Frei’, movimento popular que homenageia os principais ícones da Rua Frei José dos Inocentes, como os moradores Zé do Ouro, Dona Nazinha, Chiquinha, Tita, entre outros. Para a realização do evento, o instituto recuperou totalmente os bonecos gigantes para o desfile, além de providenciar a estrutura de som, palco e iluminação.

Projeto de Requalificação Urbana do Espaço São Vicente

logo_espaco_sao_vicente_baixa_resolucao

O Instituto Amazônia tem o interesse de incentivar, auxiliar e apoiar o desenvolvimento do local onde atua, por isso concebeu o Projeto de Requalificação Urbana do Espaço São Vicente, que abrange a comunidade e seu entorno.

O principal objetivo do projeto é apresentar um estudo, realizado pela equipe de arquitetos/urbanistas, engenheiros e assistentes sociais do Instituto Amazônia, para propor umarequalificação social e urbana do entorno da Praça Dom Pedro II, no Centro Antigo de Manaus, com o intuito de aproximar o público em geral ao patrimônio histórico-cultural do recinto e entorno imediato através de uma apropriação cultural.

Caminhos do Frei

O Instituto Amazônia tem como missão deixar um legado social, cultural e de resgate histórico aos moradores da Comunidade São Vicente, incentivando e realizando ações para o desenvolvimento dessa área. Para atender aos anseios sociais foi criado o ‘Caminhos do Frei’ que, ao disponibilizar oportunidades por meio de oficinas de capacitação em multiáreas e desenvolver ações de assistência, lazer e cultura, pretende recuperar a autoestima dos moradores do entorno, transformando a realidade hoje encontrada no local.

O ‘Caminhos do Frei’ é desenvolvido em frentes como: saúde, educação, cultura entre outras ramificações que, juntas, trazem resultados socioculturais de representativo impacto à comunidade.

Casa do Frei

Com sede na Rua Bernardo Ramos, no coração do Centro Antigo de Manaus, o Instituto Amazônia, além das ações de cunho ambiental executadas no Amazonas, busca realizar um trabalho contínuo com os moradores da Comunidade São Vicente, afim de contribuir com o desenvolvimento social, cultural, formativo e educacional dos moradores da área.

 

Essas atividades em andamento formam o braço social do projeto de Requalificação Urbana do Espaço São Vicente, executado e idealizado pelo Instituto Amazônia. Para atender aos anseios sociais do projeto foi criado o ‘Caminhos do Frei’ que tem como sede, a Casa do Frei, situada na Rua Frei José dos Inocentes. Um espaço aberto à comunidade, com produção artística local espalhada por todos os cantos da casa e composta por salas onde acontecem oficinas, aulas e cursos de capacitação.

Caminhos da Arte

No prédio antigo situado à frente da Casa do Frei, está localizado o espaço cultural ‘Caminhos da Arte’, inaugurado no final do mês de julho (2016). A casa oferece aulas de balé, teatro e dança de salão. Pontualmente também serão abertas vagas para oficinas de teatro de bonecos e circo. Para coordenar o espaço, o Instituto Amazônia convidou o professor Marcus Vinicius, à frente do Projeto Rosas da Universidade do Estado do Amazonas, e a atriz e diretora Jaqueline Ferreira, da Companhia de Arte Cristã, com 26 anos de atuação em Manaus.

Casa da Música

Na próxima sexta-feira (30) será inaugurada a ‘Casa da Música’, que vem somar às ações de desenvolvimento cultural para a comunidade e para a sociedade manauara, afinal serão oferecidas além das aulas de instrumentos, ações pontuais que unam música, gastronomia e dramatização. Um acervo com importantes bibliografias do cenário artístico também estará disponível para consulta. O espaço será coordenado pelo maestro, flautista e saxofonista amazonense, Cláudio Abrantes.

Feira do Paço

Todos os segundos domingos de cada mês, até dezembro deste ano, a praça Dom Pedro II é palco da maior feira de economia criativa da cidade, a Feira do Paço. Recheado de música, teatro, gastronomia, talento e muita criatividade, o evento gratuito, promovido pelo Instituto Amazônia, reúne e expõe a produção autoral de artesãos, empresários e empreendedores que atuam no cenário da Economia Criativa em Manaus.

A iniciativa da Feira do Paço tem por objetivo integrar a comunidade São Vicente, oferecendo um ambiente rico em cultura, artesanato e história aos moradores e visitantes da feira. O evento acontece no marco zero da cidade, cercado de prédios históricos, representando um convite à Manaus para reviver o centro antigo.

Programa de Formação para o 3º Setor

13580509_864457740324833_2903615551868202653_o

Para trazer elucidar questões sobre o terceiro setor e contribuir com a capacitação de profissionais que atuam no ramo, o Instituto Amazônia, que também se configura como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), promove mensalmente o Programa de Formação do 3° Setor. Dividido em módulos, o programa oferece consultorias mensais para capacitar gestores e profissionais que atuam no segmento. Temas como estrutura administrativa, financeira, organizacional, prestação de contas, entre outros, são abordados durante o curso ministrado pelo arquiteto e consultor Takashi Yamauchi.

 

Facebook

Links