Instituto Amazônia discute com produtores de Caviana alternativas produtivas para a região
Em reuniões realizadas nas comunidades Betel e Nossa Senhora de Nazaré Paraná do Guariba, em Caviana, técnicos do Instituto Amazônia discutiram com os comunitários uma nova alternativa produtiva para as comunidades, já que houve prejuízo nos cultivares exclusivamente de fibra (malva e juta). A implantação de projetos mecanizados em áreas de várzeas altas, existentes na comunidade, foi proposta mediante trabalho coletivo, medida essa que foi aceita pelos comunitários que decidiram pelo financiamento de dois tratores, sendo um para comunidade Betel e outro para a comunidade Nossa Senhora de Nazaré. Outro projeto que estão em fase de elaboração são a mecanização inicial de 30 hectares para cada comunidade para o cultivo de hortaliças, grãos e leguminosas.
Também foi apresentado a Lei da Anistia e linha de crédito especial da AFEAM 2014, onde foram realizadas 14 propostas para projeto cultivo de malva.
Nas comunidades de Vila Rica de Caviana e Centro de Caviana, houve reunião com produtores e comunitários, para elaboração de um Plano de Desenvolvimento Comunitário. Como resultado dessa reunião definiu-se a necessidade da Criação de um Conselho Comunitário de Administração e Desenvolvimento para Caviana. Deste Conselho criou-se uma comissão para ir junto ao INCRA-Manaus para reivindicar a recuperação da estrada do Assentamento. O Secretario da SEPROR ouviu as solicitações dos comunitários e se comprometeu em viabilizar soluções para as principais solicitações que foram: aquisição de tratores agrícolas, implantação de programas de recuperação de pastagem, mecanização agrícola e aquicultura na comunidade.
Já nas comunidades de São Luiz de Gonzaga e Bons Amigos, Centro de Caviana, foram realizadas 21 propostas para projeto cultivo de mandioca, banana e pecuária. Realizamos também quatro reuniões com produtores do P.A Aquidabam para discutir a renegociação de dívidas de produtores, reativação da agroindústria da comunidade e implantação de projetos de hortaliças com a Associação das Mulheres da comunidade.
3º Encontro dos Citricultores da Comunidade Santa Maria do Lago do Pupunha
O Instituto Amazônia também participou do 3º Encontro dos Citricultores da Comunidade Santa Maria do Lago do Pupunha, onde estiveram presentes autoridades da Prefeitura de Manacapuru, Câmara Municipal de Manacapuru, Diretores da ADS e CONAB e representante da SEPROR.
No encontro ficou acertado o compromisso da CONAB e da ADS em aumentar a compra de citrus dos produtores, que este ano foi de 71 toneladas de frutos para a CONAB e 260 mil frutos para a ADS, um aumento substancial se comparado ao ano anterior que foi de apenas 36 mil frutos.
Nesta comunidade houve ainda Ação de Combate à Fumagina e Cochonilha, uma parceria entre o IDAM, onde foram feitos aplicação em 120 hectares de citrus, bem como campanha de vacinação contra Febre Aftosa 2º etapa/2014.