Instituto Amazônia fortalece produção de hortaliças em Anori
O trabalho realizado pelo Instituto Amazônia, em parceria com os agricultores familiares de Anori, tem rendido bons frutos. Nesse mês de janeiro, ganhou destaque o fortalecimento da produção de hortaliças, principalmente o cultivo aberto de repolho em várzea. A cultura da comunidade Monte das Oliveiras, localizada à margem direita do Rio Solimões, tem sido referência para outros agricultores familiares, inclusive de terra firme.
“Além de explorar outras culturas, os agricultores começaram a realizar a primeira safra com 2,5 toneladas de repolho atendendo o mercado local, feiras e até para merenda escolar”, revelou o técnico responsável Sóren Ramos Farias, que já vê o impacto causado, onde outros agricultores já se espelham em produzir e diversificar sua produção agrícolas”. Também é importante o elo do extensionista junto ao produtor rural para que não perca o fortalecimento da agricultura no campo”, disse ele.
As visitas técnicas e supervisões de crédito rural foram realizadas também aos mutuários nas comunidades rurais de várzeas com as linhas de crédito da AFEAM, e Banco da Amazônia dos anos anteriores de 2012, 2013 e 2014, com objetivo de averiguar todos os processos de inadiplentes e regularização para que os mesmos possam tomar a forma de renegociação juntamente com a casa credora, tendo assessoria com informações e esclarecimentos mediante a sua situação que se encontra junto a linha de crédito financiadora.