Instituto Amazônia fortalece setor primário no município de Itapiranga
Com o objetivo de fortalecer o setor primário, o Instituto Amazônia esteve no município de Itapiranga onde assistiu agricultores familiares, piscicultores, extrativistas, pescadores, criadores, jovens e mulheres rurais.
Foram realizadas cerca de 20 visitas técnicas onde oito foram realizadas no Ramal da Maricota, a fim de prestar orientações técnicas sobre as culturas de melancia, maracujá e piscicultura, bem como Cadastro Ambiental Rural e laudos. Oito visitas foram na AM 363 para realizar Cadastro Ambiental Rural- CAR e para dar orientações técnicas sobre guaraná, cultivo de hortaliças em sistema protegido, piscicultura, bem como renovação de DAP e Carteira de Produtor Rural. E foram realizadas quatro visitas de ATER na Estrada do Madruba, onde foram prestadas orientações técnicas na área da piscicultura, sobre Cadastro Ambiental Rural e cadastro de aqüicultura.
No Ramal da Maricota foi realizada reunião sobre crédito rural e Cadastro Ambiental Rural, com a presença de onze comunitários e do presidente da Associação do Ramal da Maricota, bem como Demonstração de Método de Biometria do Pescado, que contou com a presença de 10 pessoas.
Na Unidade Local foram realizados 55 atendimentos entre orientações e esclarecimentos para os agricultores familiares sobre declaração para auxílio-maternidade e aposentadoria, Cadastro Ambiental Rural, emissão de 20 Declarações de Aptidão ao Pronaf – DAP, crédito rural, cadastro e entregas de Carteiras de Produtor Rural – CPR, venda de vacina contra a febre aftosa e orientações voltadas para o desenvolvimento do setor primário do Município de Itapiranga.