Instituto Amazônia incentiva produção rural de Novo Airão
Com o objetivo de orientar e incentivar o homem do campo, técnicos do Instituto Amazônia realizou uma série de serviços para produtores rurais do município de Novo Airão. Foram realizados 32 atendimentos na UNLOC para informações, esclarecimentos e orientações sobre crédito rural, licenciamento ambiental, bem como recomendações técnicas sobre plantio e adubação de determinada cultura, e o cadastro do aquicultor e pescador artesanal.
Também foram realizadas cerca de 25 visitas técnicas a pescadores que residem na sede do município, 15 entregas de carteiras de produtor Rural, nove formulários para expedição de CPR, cinco assinaturas de cédulas bancárias de projetos de agricultura – Pronaf B (Banco da Amazônia), duas visitas às organizações de pescadores, bem como distribuição de sementes de hortaliças e grãos para 20 beneficiários de Ater, incluindo agricultor familiar, pescadores e donas de casa que tem canteiros como horta caseira e hortas comunitárias nas escolas e Secretaria Municipal de Ação Social.
O Instituto Amazônia participou ainda da Oficina do Conselho Deliberativo RDS e Conselho Consultativo do Parque Nacional do rio Negro – Setor Norte.
De acordo com a técnica em pesca, Meiry Jane Monteiro, as atividades desenvolvidas são para orientar e incentivar o homem do campo a extrair da natureza, respeitando seus ciclos. “Assim, a produção de alimentos é feita de maneira responsável e sustentável, com o mínimo possível de agressão ao meio ambiente”, disse ela.