Instituto Amazônia instala Unidade Demonstrativa de Abelhas sem Ferrão em Santo Antônio do Iça

Em julho, o Instituto Amazônia e o IDAM instalaram uma Unidade Demonstrativa (UD) de Abelhas Nativas sem Ferrão no município de Santo Antônio do Iça, na Vila Alterosa do Juí, localizada a margem direita do Rio Iça Logo do Juí. A atividade foi acompanhada pelo técnico da Unidade Local, Pessirley Rodrigues.

“A UD surgiu pela demanda da Vila, uma vez que os agricultores já realizavam o trabalho de manejo de abelhas sem ferrão, porém, eles desempenhavam apenas os conhecimentos empíricos, tradicional, usando caixas sem um padrão adequado, caixotes sem divisão alguma”, comenta o técnico agropecuário Jonas de Oliveira.

O técnico explica ainda que antes da instalação da Unidade Demonstrativa, os agricultores realizavam a coleta do mel em qualquer época do ano e não faziam sistema de controle de insetos, além de não terem um local adequado para manejar as abelhas, como em ocasiões em que agricultores deixavam suas colmeias encima de chiqueiros. “Podemos notar que a atividade gerou e gera renda para os envolvidos, exemplo disso é o relato dos comunitários”, afirma.

As atividades desenvolvidas foram: escolha da área adequada para que a implantação do meliponário;  limpeza e preparo da área; transporte de colmeias; transferência de colônias para caixa racional; implantação de sistema de proteção contra insetos; e alimentação artificial.

Facebook

Links