Instituto Amazônia leva serviços aos produtores rurais de Japurá

O Instituto Amazônia e IDAM levaram para o município de Japurá, no último mês, diversos serviços essenciais para o produtor rural, beneficiando mais de 40 pessoas. Entre as ações realizadas na Unidade Local (Unloc) foi a emissão da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), acompanhamento dos planos de manejo florestal, realização de Demonstrações de Métodos (DM), elaboração de laudos de vistoria creditícia, orientações sobre os benefícios das políticas públicas no âmbito Federal, Estadual e Municipal, assistência para pescadores, moveleiros, extrativistas e produtores rurais.

Cerca de trinta visitas técnicas foram registradas, nas comunidades do município e região, como São José do Mocó, Vila de Acanauí, Altamira e Saracura, na ocasião os produtores receberam orientações sobre criações de animais e plantio das culturas: mandioca, banana, açaí, cupuaçu, pupunha, melancia, jerimum, maxixe, tomate, pimentão, pepino, couve cebolinha e coentro.

Os técnicos da Unloc realizaram também o curso de Boas Práticas da Coleta da Castanha do Brasil, na Comunidade de Altamira, onde estiveram participando 17 agricultores familiares, tanto da parte teórica quanto prática. Durante a capacitação foram abordadas desde a importância do manejo, como prevenir contra a aflotoxina (toxina produzida pelo fungo), mapeamento do castanhal , limpeza da área, coleta e quebra do ouriço, métodos de lavagem, secagem, armazenamento e transporte da castanha para a usina de beneficiamento.

O curso teve como principais objetivos à ampliação do nível de conhecimento teórico e prático do público envolvido, visando, sobretudo à segurança do produtor e o manejo correto com a castanha do brasil. Além de promover um importante avanço na busca da promoção social das pessoas envolvidas nesta atividade, como também uma ferramenta capaz de incentivar a conservação dos castanhais, bem como de toda a floresta e em benefício das comunidades como importante fonte de geração de renda.

Facebook

Links