Instituto Amazônia participa de Despesca Manejada no município de Alvarães

Em parceria com agricultores e pescadores associados das Associações das Reservas do Setor Mamirauá e Jarauá, no município de Alvarães, o Instituto Amazônia participou e acompanhou o Manejo da Despesca de Tambaqui (Colossomo macropomum) e Aruanã (Osteoglossum Bicirrhossum) com o objetivo de incentivar e estimular a interação de produção das espécies capturados no total de 28 toneladas de Tambaqui e 18 toneladas de Aruanã. Além da relevância, a atividade tem permitido a preservação e conservação dos estoques naturais, sobretudo das espécies mais exploradas como o tambaqui e pirarucu.

Já na comunidade indígena de Laranjal, houve um mutirão de horta escolar na Escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora, com a participação de professores, funcionários e alunos. O objetivo foi desenvolver o senso crítico dos alunos para que eles compreendam a importância das plantas para o meio ambiente, e que possam desenvolver atitudes de respeito e preservação a vida e ao meio ambiente.

Foi realizada ainda excursão na localidade Sitio Piranhal da Ilha Tefé, onde houve participação de agricultores da Comunidade Porto Nazaré, São Rafael e Nogueira. Na ocasião, foram compartilhadas experiências de agricultores de áreas de várzeas com plantios de hortaliças e legumes.

Também foram recuperadas novas áreas com plantios de milho e de produção de hortaliças de agricultores das comunidades rurais de Assunção, Canária e Marajaí.

 

Facebook

Links