Produtores participam do curso de Cultivo em Sistema Orgânico e de outras atividades em Presidente Figueiredo
No último mês, o Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM, realizou várias atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Presidente Figueiredo. Entre elas o curso de Cultivo em Sistema Orgânico, na Comunidade Boa Esperança localizada na BR 174, km 120.
O curso contou com a participação de vários agricultores interessados neste tipo de cultivo. “A atividade está sendo solicitada pelos próprios agricultores, já que os mesmos estão procurando alternativas de cultivo sem o uso de agrotóxicos”, explicou o técnico agropecuário Helcio Saunier.
Os técnicos do Instituto Amazônia também visitaram as propriedades dos agricultores que fazem parte do Convênio Pacto Federativo na Comunidade São José do Uatumã e em outras Comunidades ao longo do ramal da Morena.
“Estas visitas são para agendar atividades que serão realizadas juntamente com os agricultores como reuniões, demonstração de método e visitas técnicas para orientação em diversas áreas de atividades que o agricultor esteja desenvolvendo. Fizemos também vários atendimentos na Unloc, devido à demanda da assistência técnica ter se tornado fator importante para o êxito de sua atividade. Os trabalhos resumem-se em distribuição de sementes, preenchimento de carteiras de agricultor e recomendações sobre agricultura e pecuária em geral, projetos agrícolas entre outros, muitas vezes ligada a área social”, enfatizou o técnico.
Ainda foi feito o acompanhamento dea Unidade Demonstrativa de Banana Orgânica da Comunidade Jardim Floresta, onde foram realizadas algumas atividades como o levantamento da quantidade de cachos que foram colhidos e os seus valores de comercialização. Segundo Saunier, estes acompanhamentos têm sido realizados com a presença dos agricultores, que não medem esforços para estarem, mesmo em outros dias da semana, não só no bananal mais também em toda a área para que seja bem cuidada. Também foram construídas novas pilhas de composto orgânico.