Instituto Amazônia realiza acompanhamento a produtores de milho e mandioca em Alvarães
Em visita ao município de Alvarães no mês de dezembro, o Instituto Amazônia realizou visitas de ATER nas comunidades de São Raimundo do Jarauá, Vila Alencar, Tapiira e Jurupari, para realizar acompanhamento dos plantios e produção de milho e mandioca. “Percebemos que as famílias despertaram interesse do plantio e instalaram o experimento na propriedade, em parceria com a comunidade, incluindo experimento com novo cultivares, calagem e tratos culturais”, revelou Waldejane Gouvea, técnica agropecuária, dizendo ainda que com a utilização destas tecnologias simples, aumentou a produtividade como a mandioca que aumentou de 5.000kg/ha para mais de 10.000kg/ha.
“Vale ressaltar que as atividades agrícolas são desenvolvidas em áreas individuais e coletivas e tem participação de mulheres e jovens e, que hoje as comunidades já se encontram no nível de participação que garante a sua independência”, disse Waldejane.
Acompanhamento da Horta Escolar
Realizada na comunidade indígena de Laranjal, o Instituto Amazônia realizou o acompanhamento de plantios de hortaliças, que se encontram em fase de crescimento e outras em fase de produção como a melancia, abóbora e pepino. O projeto tem possibilitado a ampliação da experiência para um numero maior de alunos, professores e agricultores. “O mais importante é que os alunos que conseguiram se integrar nessas atividades e estão discutindo com sua família sobre a divisão do trabalho nas diversas comunidades”, finalizou Waldejane.